domingo, 2 de abril de 2017

Abril com Livros no Ecrã


Durante o próximo mês de Abril vou finalmente juntar duas das minhas paixões aqui pelo blog, a literatura e o cinema e vou ler, não só mas maioritariamente, livros com adaptações cinematográficas.
Já há algum tempo que andava inclusivé para criar uma rúbrica em que fizesse o paralelo e/ou comparação entre o livro e o filme e agora surgiu o pretexto ideal para o arranque.

O blog Mente Literária criou o projecto Livros no Ecrã  (#livrosnoecra) que consiste em ler livros que foram adaptados a filmes ou séries e ver a respectiva adaptação para depois partilhar a opinião e impressão da sua proximidade ou não e da nossa preferência por um ou outro.

Com várias hipóteses na estante mas pouco tempo acabei por escolher apenas dois livros vs filmes, um bastante antigo tanto o livro como o filme que serão ambos "releituras" e outro mais recente mas também já com alguns aninhos, cujo filme vi quando estreou mas o livro só agora vou lê-lo.
O Carteiro de Pablo Neruda
Livro de António Skármeta (Ardente Paciencia): 1986 - Ed. Portuguesa 1996 vs Filme O Carteiro de Pablo Neruda (Títilo original: Il Postino) de 1994 realizado por Michael Radford com Massimo Troisi, Philippe Noiret e Maria Grazia Cucinotta
Revolutionary Road
Livro de Richard Yates: 1961 - Ed. Portuguesa 2009 vs Filme Revolutionary Road de 2008 realizado por Sam Mendes com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet 

#livrosnoecra
                                                                                                          

5 comentários:

  1. Olá!! Obrigada a sério!!!
    Fico muito feliz que participes neste projeto comigo :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É com todo o gosto e interesse, Daniela!!! Somos poucas, mas temos entusiasmo que chegue ;)
      Jinhos

      Eliminar
  2. Olá Sandra, já li "O Carteiro de Pablo Neruda" à alguns anos, gostei muito, tenho o livro todo sublinhado, espero que gostes...
    "Revolutionary Road", já o tirei e coloquei na lista dos livros "nunca hei-de ler", por um lado desperta curiosidade, mas por outro tenho aquela sensação de que não vou gostar, fico a aguardar a tua opinião, para ver em que lado vai continuar... ;)
    Beijokas e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!! O livro "O Carteiro de Pablo Neruda" vai ser uma releitura pois deu-me vontade de relembrá-lo assim como o filme.Lembro-me de ter gostado da poesia e inocência presente em ambos. O "Revolutionary Road" vi o filme e gostei muito , vamos ver como me vou sair com o livro. Mas fiquei curiosa por saber o porquê de o teres posto na lista dos livros "nunca hei-de ler" :/
      Obrigada pela visita! Jinhos

      Eliminar
    2. Nunca vi o filme e coloquei na lista, porque sempre que o folheio dá-me a sensação de ser chato, depois vejo comentários positivos e volta a sair da lista, e assim sucessivamente... 😜
      Um dia destes tenho de reler o carteiro de Pablo Neruda, um livro curtinho mas recheado de conteúdo...
      Beijokas

      Eliminar